23.04.12
Supremo desconforto
Supremo desconforto
As últimas declarações belicosas do ministro Joaquim Barbosa provocaram contrariedade no STF (Supremo Tribunal Federal) para além do time dos colegas com quem o relator do mensalão já se indispôs. Em rodas reservadas, alguns ministros passaram a discutir, no fim da semana passada, a possibilidade de não eleger Barbosa para presidir a Corte. Com a aposentadoria compulsória de Carlos Ayres Britto, em novembro, ele é o próximo na lista de sucessão, por antiguidade.
O veto a um presidente é medida extrema, mas não inédita. Ocorreu em 1969, quando Adalício Nogueira foi convencido pelos pares a renunciar após eleito.
___________
VERA MAGALHÃES, Painel, Folha de S. Paulo, edição 23/4/2012.
Foto: Carlos Humberto/SCO/STF.
Seria extremamente benéfico para o Poder Judiciário e para a sociedade que o Min. Joaquim jamais viesse a presidir o STF.
Não creio que acontecerá algo semelhante. Aliás, considero a nota da FSP especulativa, espetaculosa e irresponsável.
Será importantíssimo que o Min. Joaquim Barbosa dê sua contribuição como presidente do STF, pois, apenas como membro já tem demonstrando um trabalho bastante ético e probo, inibindo maiores desastres teratológicos jurídicos neste país.
Destarte acho que não será positivo para a imagem do Supremo e principalmente do judiciário esse veto. Contudo, alguns argumentos podem ser positivos em favor do veto.
Começando com a extrema fragilidade do Ministro em relação a sua saúde, o que pode comprometer o andamento da corte. Acho q é por ai que deve ser feito o veto, e não por opiniões pessoais ou divergência de pensamentos.
ABSURDO! Ele fala o que nós queremos ouvir, não é elitista. E é um homem digno! Apenas se defende dos ataques que sofre por preconceito ou inveja!
Essa noticia é muito tendenciosa, afinal não saiu o porque da “indisposição” do ìnclito Min. Joaquim Barbosa… nem mesmo na nota de rodapé se falou sobre as declarações do Min. Peluso em relação ao mesmo…
O que muitos esquecem é que por traz de possível movimento está a tentativa de desacreditar o ministro JOAQUIM BARBOSA por ser ele justamente o relator do mensalão.
Racismo puro de um STF que possue alguns membros que envergonham a nação. O Joaquim Barbosa é um dos homens mais dignos do STF. Estou torcendo para que tentem fazer tal besteira, assim o Supremo fica desmascarado como uma casa que não segue a Constituição. E o país inteiro se levantará a favor de Joaquim Barbosa. Ainda há juiz em Brasília, por isso querem cassá-lo!
Creio que a nota é especulativa. Caso seja verdadeira, essa hipótese seria remota, pois não teria votos suficientes, ademais seria péssimo p a imagem do STF!
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei. Parabéns Senhor Ministro pela sua integridade, pelo seu caráter, e pelo seu jeito de ser. Sou seu fã de carteirinha. Essa conversa de que o troféu dos corruptos é a impunidade já não cabe mais no nosso país. Estamos juntos com o Senhor para acabar com esse discurso. Fique com DEUS!!! Forte abraço!!!
O Ministro Peluso ofendeu o Ministro Joaquim Barbosa, e a mídia se calou. O Ministro Joaquim Barbosa respondeu à altura, e o mundo caiu, para a mídia.
A elite brasileira, burra, rançosa e racista, não quer um negro presidindo a Suprema Corte, como não aceita uma mulher ou um metalúrgico na presidência do país.
Estão tentando penalizar o Ministro Joaquim Barbosa, tudo por que ele disse umas verdades sobre um colega, lamentável.
O Ministro Joaquim Barbosa é um homem integro, digno e que trabalha para o bem do Judiciário, outra posição, pode ser interpretada como falta de informação por que estão presos a velha mídia, em especial a matéria da Folha de São Paulo. Joaquim Barbosa trabalha para o povo, e o povo está com Joaquim Barbosa. Todo o meu apoio nessa luta.
De pleno acordo com Victor Hugo e Evaristo e comecemos já a campanha em favor do digníssimo Ministro Joaquim Barbosa. A matéria é tendenciosa ao extremo. Não querem a honestidade, integridade e brasilidade no supremo?
Racismo colega Evaristo? Com todo respeito, conclusão pessoal e distinta da realidade. Acredito sim que o Min. Joaquim Barbosa tem o merecido e insuperável direito de presidir a “maior” corte desse país, não por opção política, mas por mérito acadêmico e profissional.
Seria muito estranho o mais ético dos ministros não assumir a presidência!
É impressionante como nos dias de hoje somos obrigado a conviver com pessoas de extrema falta de bom senso e preconceito camuflado,o ministro Joaquim Barbosa tem a folha mais limpa que as três gerações desta oligarquia brasileira que durante anos fingiu não admitir ter visto que hoje nós temos orgulho de batermos no peito e saudarmos um homen de coragem que peita aqueles covardes que usam a toga para representar a clã dominadora ou a chibata,graças á Deus o futuro reserva novos Joaquim Barbosas ,e um precisará de muitas fontes de informações preconceituosas para combater todos os insugentes SALVE SÃO JOAQUIM.