18.09.10

Onze ilhas

CONRADO HÜBNER MENDES

O STF (Supremo Tribunal Federal) teve uma agenda politicamente delicada em 2009. Chegaram ao tribunal casos que envolviam a antiga Lei de Imprensa, a demarcação de terras indígenas, a extradição de dissidente político, entre muitos outros temas de menor visibilidade pública.

Suas decisões provocaram reações várias na mídia, tanto na defesa quanto no ataque. Raramente, porém, essas reações se preocuparam em ler com cuidado o que foi dito nas decisões. Colaboraram, assim, para um diálogo de surdos. Não confiaram na própria capacidade de argumentar nem na disposição do STF de ouvir.

Uma pena que não estejamos debatendo os argumentos utilizados pelo STF. Eles são diversos. Em regra, têm estilo prolixo e arrevesado. Constituem peças clássicas do bacharelismo beletrista.

Se tentarmos levar os argumentos do STF a sério, porém, esbarramos numa outra dificuldade: argumentos “do tribunal” quase nunca existem, exceto por obra de uma metáfora. Não há, exceções à parte, razões compartilhadas pela maioria dos ministros, razões que, boas ou ruins, pudéssemos generalizar como do tribunal.

Se perguntarmos por que o STF decidiu um caso numa determinada direção, não raro ficamos sem resposta. Ou melhor, ficamos com muitas respostas que nem sequer conversam entre si, expressas nos votos dos 11 ministros. E por que isso deveria nos preocupar?

Comecemos pela compreensão do propósito de uma corte colegiada, uma empreitada coletiva cujo resultado pretende ser melhor que a soma das opiniões individuais.

Esse ganho só se concretiza quando os membros de tal órgão firmam o compromisso ético de se engajarem numa deliberação genuína. Requer atitudes que não são fáceis de pôr em prática. Exige, de cada um, disposição para duvidar de suas convicções iniciais, vontade de minimizar o desacordo e o reconhecimento da importância de uma opinião institucional coesa, fundada em razões claras.

Praticantes da deliberação escutam tanto quanto falam e não se importam em ser persuadidos. Formam um time que joga em conjunto, sem estrelismos individuais. São colegas, não adversários. Cooperam, não competem. Respeitam o direito ao voto vencido e concorrente, justificáveis se produtos do desacordo autêntico, não de vaidade ou preciosismo.

Um tribunal, se pretende construir uma jurisprudência vigorosa, que sirva de bússola para o regime democrático, precisa almejar uma deliberação assim ambiciosa.

Nossa jurisprudência constitucional, contudo, é quase obscurantista, refém das idiossincrasias enciclopédicas de cada um dos ministros do STF e facilmente manipulável pela retórica advocatícia. Fragiliza nossa linguagem dos direitos fundamentais, que permanece desguarnecida de uma casuística coerente nas decisões do Supremo.

O voto do ministro Peluso no caso em que o jornal “O Estado de S. Paulo” alegava ter sido censurado, por exemplo, menciona essa patologia da corte, mas não se posiciona a respeito dela. Não se incomoda com a frequente ausência, nas suas palavras, de uma “pronúncia coletiva”, de uma “inteligência sistemática dos votos”, de uma “verdadeira opinião da corte”. Apenas constata ser esse hábito consequência de “singular modelo deliberativo historicamente consolidado”.

Há tempos se instiga o STF a repensar seus ritos decisórios e hábitos deliberativos. As sugestões de reforma são antigas e não requerem mobilização legislativa, só ajustes internos.

O Supremo volta hoje ao trabalho, e essa seria uma boa meta para 2010.

A tarefa não é simples, nem seria correto responsabilizar os atuais ministros por tal prática. Estão seguindo uma tradição. No entanto, tradições podem ser submetidas a uma reflexão crítica transformadora.

O aperfeiçoamento da deliberação colegiada do STF contribuiria para a qualidade do debate público. E o Supremo se apresentaria não somente como autoridade que toma decisões a serem obedecidas, mas também como fórum que oferece razões a serem debatidas. Criaria uma oportunidade de reforçar sua legitimidade.

O STF não é infalível. Seus erros, assim como acertos, integram o processo de aprendizado democrático. Errando ou acertando, contudo, não pode se dar ao luxo de sonegar razões claras e colegiadas que possamos desafiar, recusar ou apoiar.

Não pode continuar a se proteger por trás de sua filosofia decisória “historicamente consolidada”, de um emaranhado de opiniões individuais que não fazem, aparentemente, esforço para convergir.

A celebração de um tribunal “descolegiado”, ao invocar passivamente tal tradição como álibi, é perniciosa para o Estado de Direito.

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CONRADO HÜBNER MENDES é professor licenciado da Direito GV e da Sociedade Brasileira de Direito Público.

Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 01/02/2010.



2 Comentários

  1. Boa tarde Professor.

    Seu texto parecia prever os acontecimentos de ontem – “o dia em que o Supremo decidiu não decidir”.

    A primeira vez que li a expressão “11 ilhas” foi na revista Análise de 2006. Muito tempo se passou, nada foi feito, e na sessão de ontem esse distanciamento de objetivos ficou evidente.

    Ora, a quantidade de Ministros era sabida, assim como a relevância e urgência da matéria.

    Ontem “faltou” um Ministro [por falta de indicação tempestiva para vaga deixada pelo Ministro Eros Grau]. Mas amanhã pode ocorrer o mesmo. Ou seja, ainda que tivéssemos 11 Ministros empossados, pode muito bem ocorrer de um grave impedimento de um deles levar o plenário a ser integrado novamente por “apenas” 10 Ministros.

    Não cabe dizer, com devido respeito aos que pensam diferente, que o problema está na não indicação para a vaga aberta.

    O impasse foi resultado de “um diálogo de surdos”, travado num “tribunal descolegiado”, a refletir “opiniões individuais que não fazem, aparentemente, esforço para convergir”.

    O problema pode não ser apenas a forma de indicação!

    Abs e parabéns pelo post.

  2. Acompanhei do início ao fim a sessão de não-julgamento de Roriz. Do meio para o fim, já sibilavam em minha memória as ideias deste texto.

    Quando dos debates sobre o impasse do empate, admirei-me com o fato de que quase todos os ministros passavam a defender soluções que protegiam a vitória do seu próprio voto. Nem com muita ingenuidade se constata uma coincidência.

    De regimento interno na mão, a mim ficou óbvio que a falta de um membro nunca poderia ter servido de sabão; ainda assim, as mãos dos 10 ficaram lavadas.